domingo, 28 de agosto de 2016

Facções impõem "Lei da Perna Manca" e fazem até passeata pela "paz" no Ceará

O Portal El Pais, do maior jornal da Espanha, destaca a “pacificação” nas cidades do Estado do Ceará, não pelas forças de segurança do Estado, e sim pelas facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, e Comando Vermelho (CV), do Rio de Janeiro.

O PCC e CV hoje estão presentes nas principais cidades do País, inclusive no Rio Grande do Norte, seguindo os mesmos estatutos implantados pelas facções de SP e do Rio de Janeiro. Através das facções, os presos se organizaram e comandam o crime fora dos presídios.

No Ceará, o início de 2016 foi sangrento, assim como no Rio Grande do Norte. Os dois estados registraram o maior número de crimes violentos letais intencionais da história. Mas o início do segundo semestre houve uma calmaria geral no Ceará. Era o primeiro “salve”.

“Salve” é o nome dado a uma ordem de facção criminosa para ações diversas. Às vezes é para matar, mas no caso foi para não matar e não roubar e, quem desobedece, leva um tiro na perna. A regra é uma só. Assaltou na periferia, o “salve” é para levar um tiro na perna. O processo chama-se a Lei da Perna Manca.

A punição (tiro na perna) é gravada em vídeo e divulgada, através das redes sociais, para ficar de exemplo aos demais. A reportagem do El Pais destaca a cidade de Sobral, mas também tem matérias sobre a região metropolitana de Fortaleza, onde o cenário era de guerra.

No segundo “salve”, além de em forma de ordem para definitivamente e não roubar e não matar nas áreas periféricas, os chefes das facções determinaram que fizessem uma passeada pela paz. Foi o que aconteceu em Sobral. As forças de segurança não gostaram nada.


O coronel Assis Azevedo, comandante da Polícia Militar de Sobral, disse que recebeu várias ligações de moradores assustados com a passeata de bandidos pregando a paz e determinou a reação. Foram presos 48 adultos e 40 adolescentes por associação criminosa.

A reportagem do El País destaca que de fato os moradores agora estão elogiando o pacto de paz entre as facções nas regiões periféricas da cidade, mas quem mora nas regiões centrais e de alto poder aquisitivo se queixam. É que nestas regiões, não tem trégua.

O El País passa a sensação clara de que o crime organizado assumiu o controle dos presídios e agora também das ruas, chegando ao cúmulo e determinar onde se pode matar e assaltar e onde não pode matar e assaltar, uma verdadeira afronta à instituição de Estado.
Para ler a matéria do Jornal El País
Sobral, a cidade da "passeata do crime" e da "Lei da Perna Manca"


Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte, a facção criminosa Sindicato do RN, em represália à instalação de bloqueadores de celulares no Presídio Estadual de Parnamirim, soltou um “salve” para os membros da facção que estão foram das prisões fazer ataques aos transportes públicos.

Foram dezenas de ataques na região metropolitana de Natal e também no interior do Estado. As forças de segurança reagiram, prendendo mais de 100 suspeitos e transferindo os principais líderes para presídios federais espalhados pelo País, onde estão isolados.

Além disto, o Governo do Estado conseguiu com o Governo Federal colocar o Exército nas ruas, e, assim, os ataques cessaram, mas as mortes nas ruas continuam, assim como os assaltos nas periferias da região metropolitana e também no interior.

O Secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, Walter Virgulino, que cuida dos presídios e cadeias no estado, voltou a reafirmar que controla os presídios, muito embora os presos continuem cavando túneis e fugindo as dezenas, como aconteceu em Caicó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário