terça-feira, 15 de março de 2016

Oposição cobra exoneração imediata de Mercadante

Em gravação, Mercadante teria oferecido ajuda financeira, política e jurídica em troca do silêncio de Delcídio - Givaldo Barbosa / Agência O Globo
BRASÍLIA — Líderes da oposição na Câmara reagiram nesta terça-feira às novas revelações da delação premiada do senador Delcídio Amaral e cobraram a exoneração do ministro Aloizio Mercadante (Educação). Em gravação anexada ao acordo de delação, Mercadante conversa com o José Eduardo Marzagão, assessor de Delcídio, oferece ajuda financeira, política e jurídica em troca do silêncio do senador petista. Para a oposição é uma clara tentativa de obstrução dos trabalhos da Justiça.
— Por esse mesmo motivo o senador Delcídio foi preso. Se a presidente Dilma tivesse o mínimo de dignidade, exoneraria o ministro imediatamente. Esse é um governo que cada vez mais envergonha o país — disse o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA)

O líder do PPS, Rubens Bueno (PR) diz que o governo, em pânico, tenta se agarrar a qualquer coisa para evitar a derrocada e a gravação mostra o desespero do ministro e o uso irregular do cargo para tentar obstruir a investigação.
— O governo entra em metástase, não tem mais para onde ir, está totalmente contaminado. O ministro em desespero age assim. Isso é obstrução de Justiça, não tem o mínimo sentido um ministro usar o cargo para proteger um criminoso como não tem justificativa a indicação de Lula para ser ministro — disse Bueno.
A oposição estava reunida para traçar os próximos passos na mobilização pró-impeachment. O líder do DEM, Pauderney Avelino (AM), avisou que na tarde de hoje as oposição darão entrada em ações populares nos 26 estados e no Distrito Federal contra a indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro. A oposição também tem conversas com vários ministros do Supremo Tribunal Federal na tarde de hoje sobre o rito do impeachment.
— Temos discordância do fato da presidente Dilma nomear o Lula como seu ministro. É um escárnio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário