segunda-feira, 27 de abril de 2015

A Cidade de Mossoró sai na frente em tecnologia para combater a criminalidade

O projeto “Crack é possível vencer” do Governo Federal colocado à disposição do Estado do Rio Grande do Norte e que estava engavetado já há algum tempo, está sendo testado como “Piloto” na cidade de Mossoró. O Governo Federal disponibilizou apenas os equipamentos. O custo com execução, que envolvem outras Secretarias, não só o de Segurança fica a cargo do estado e do município. 

Na semana passada o Governo do Estado entregou no 2º Batalhão em Mossoró, um ônibus equipado com o que há de mais moderno no sistema de monitoramento por câmeras, dois veículos tipo Voyage e duas motocicletas novas, que serão utilizadas como apoio. 

O projeto em fase de teste é pioneiro em Mossoró e segundo o Major Humberto Pimenta, comandante do 2º Batalhão da Policia Militar, será ampliado com a chegada de novos equipamentos. 

As câmeras serão instaladas em locais considerados mais críticos, “Violentos” escolhidos de acordo com as estatísticas da central de operações, já existente no Batalhão e as imagens serão enviadas em tempo real via radio para o controle dentro do ônibus que ficará parado em um local seguro previamente escolhido pelos seus comandantes. 

Se a central de controle, dentro ônibus, considerar qualquer movimento e ou pessoa em atitude suspeita, enviará as informações com detalhes para as viaturas da área, ou a mais próxima, para fazer a abordagem. 

Quando o Projeto “Crack é possível vencer” foi lançado, a Presidente da Republica era Dilma, a Governadora era Rosalba Ciarline, a Prefeita de Mossoró era Claudia Regina e o comandante do Batalhão era o Tenente Coronel Alvibá Gomes e foi engavetado por falta do incentivo do Governo do Estado. 

Alvibá Gomes, hoje é o Secretario de Segurança de Mossoró e o comandante do Batalhão é o Major Humberto Pimenta. Eles, juntamente com o Prefeito Francisco José Júnior, conseguiram junto ao Governador Robinson Farias viabilizar e tirar das gavetas o projeto que tem um único objetivo: Combater a criminalidade. 

Mossoró, tem um Coronel Militar "Alvibá Gomes" como Secretario de Segurança Publica da cidade, Um Sub Ten "Jailson Nogueira" como comandante da Guarda Civil Municipal. Como o resultado depende da eficiência na execução projeto só o tempo irá dizer se funcionou bem ou não .

Nenhum comentário:

Postar um comentário